Texto de Everton Rodrigues
Artralgias e Artrites
Tabela de conteúdo |
O termo artralgia (arthon: articulação, algia: dor) significa dor articular, estando ausente qualquer outro componente de inflamação. Caso esteja presente, além da dor, um ou mais dos três sinais - calor, rubor e aumento de volume – fala-se em artrite (ite: inflamação), que significa inflamação da articulação. Em algumas situações, a artrite manifesta-se apenas com aumento de volume por derrame intra-articular.
As articulações podem ser classificadas em sinartroses, anfiartroses e diartroses.
São articulações sem mobilidade. Também chamadas de articulações fibrosas, entre os ossos há um meio fibroso que não permite movimentação. Exemplo: suturas do crânio (sagital, coronal, lambdóide).
São articulações com discreta mobilidade. Também chamadas de articulações cartilaginosas, entre os ossos há um meio cartilaginoso que permite alguma movimentação. Exemplos: discos intervertebrais, sínfise púbica, articulações sacroilíacas.
Também chamadas de articulações sinoviais, entre os ossos há um meio preenchido por um líquido (espaço articular com líquido sinovial) que permite ampla movimentação. Há mais de 300 articulações sinoviais em nosso corpo, sendo exemplos as dos joelhos, ombros e cotovelos.
Acometimento isolado de uma articulação. Exemplos: gota (doença causada pela deposição de microcristais de urato monossódico no espaço articular), pseudo-gota (microcristais de pirofosfato de cálcio), artrite séptica (presença de um microrganismo no espaço articular, causando inflamação; também chamada de artrite infecciosa), artropatia por trauma.
OBS: Em caso de acometimento monoarticular, é importante que se firme o diagnóstico de forma precoce (se é doença por infecção ou por outras causas, como a deposição de microcristais), pois certas bactérias podem provocar uma rápida destruição da cartilagem articular.
Acometimento somatório de duas a quatro articulações. Exemplos: osteoartrite (ou osteoartrose, doença caracterizada pela degeneração da cartilagem articular), espondiloartropatias(doenças que afetam as vértebras, como a espondilite anquilosante e a artrite psoriática).
Acometimento concomitante de cinco ou mais articulações. Exemplos: LES (lúpus eritematoso sistêmico) e AR (artrite reumatóide).
Presente no lúpus e na artrite reumatóide.
OBS: No acometimento simétrico, o tipo de articulação envolvida numa metade do corpo deve ser igual ao tipo de articulação envolvida na outra metade. Por exemplo: interfalangiana distal do segundo quirodáctilo da mão esquerda e interfalangiana distal do segundo quirodáctilo da mão direita acometidas – acometimento simétrico. Mas também é simétrico: interfalangiana distal do segundo quirodáctilo da mão esquerda e interfalangiana distal do quarto quirodáctilo da mão direita. Isso porque, conforme já mencionado, o que importa é o tipo de articulação acometida de um lado (interfalangiana distal) ser igual ao tipo de articulação acometida do outro (interfalangiana distal).
Presente nas espondiloartropatias (artrite reativa, espondilite anquilosante, artrite psoriática, artrite enteropática).
Início súbito e duração inferior a três meses. Exemplos: gota, artrite séptica, trauma.
Início mais insidioso e duração superior a três meses. Exemplos: artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, osteoartrite.
OBS: Alguns autores consideram acometimento articular agudo aquele que dura menos de seis semanas, e crônico, aquele que dura seis ou mais semanas.
Os sintomas começam em algumas articulações e persistem, com subseqüente envolvimento progressivo de outras articulações. Exemplos: artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, artrite psoriática.
Sintomas presentes em certas articulações por poucos dias que, então, remitem e aparecem em outras articulações. Exemplos: febre reumática, artrite gonocócica (um tipo de artrite séptica causada por Neisseria gonorrhoeae), lúpus eritematoso sistêmico (pode cursar com acometimento articular aditivo ou migratório).
Ataques repetidos de artrite aguda com completa remissão entre eles. Exemplos: doenças induzidas por cristais (gota, pseudogota).
Fontes:
Bensenor, Isabela M.; Martins, Milton de Arruda; Atta, José Antonio/SARVIER - Semiologia Clínica
Harrison- Medicina Interna/MC GRAW HILL - 17ª Ed. 2009