Tabela de conteúdo |
Texto de Luana Silva Bessa Guimarães
Doença de Kawasaki é uma vasculite, caracterizada pela inflamaçao vascular generalizada com acometimento predominantemente médias artérias. Crianças < 5 anos são as mais acometidas.
Agente etiológico desconhecido. A inflamação vascular ocasiona edema, infiltração e depósitos de imunoglobulinas. Há perda da integridade estrutural do vaso, o que causa aneurismas.
1) Febre alta e remitente (>5 dias); 2) Conjuntivite bilateral não purulenta (congestão e hiperemia); 3) Alterações periorais: língua em framboesa, hiperemia, ressecamento e fissuras labiais; 4) Exantema polimorfo sem vesículas ou bolhas, seguido de descamação laminar; 5) Alterações de extremidades: eritema palmo-plantar, edema de mãos e pés. 6) Linfadenopatia cervical unilateral não supurado.
Pode haver acometimento cardíaco: miocardite, aneurismas de coronárias.
Diagnóstico é clínico e se baseia na presença de febre mais dois critérios acima descritos. A DK atípica é caracterizada pela presença de febre associada a 2-3 critérios na presença de PCR > 3mg/dL e/ou VHS > 40mm. O ECO é um exame obrigatório.
Baseia-se na administração de AAS, imunoglobulina e terapia trombolítica.