Divulgação científica no Ceará

A boa divulgação científica, além de informar sobre temas de ciência e tecnologia de forma acessível, deve ter qualidade literária e artística. No Brasil, a divulgação científica ainda é muito incipiente e nem sempre cumpre os requisitos de unir informação precisa à boa leitura. Hoje, falarei de algumas produções de autores cearenses que tratam de temas relacionados com a ciência e estão certamente entre as melhores em língua portuguesa.

 

Essa relação não é resultado de nenhuma pesquisa intensiva e inclui apenas alguns exemplos que julgo correto recomendar aos leitores. Se algum leitor da coluna conhecer outros trabalhos de qualidade nessa área, de autores cearenses, eu ficaria feliz de conhecer e divulgar. Além disso, me limitei a comentar apenas sobre livros, deixando para outra ocasião uma relação de outros tipos de divulgação, como vídeos, peças teatrais e artes gráficas.


História do Universo

 

Edmac Trigueiro – Editora Novo Século (2011)

Este livro e o que se segue foram escritos por um profissional da área jurídica, o procurador Edmac Trigueiro, que conseguiu, de forma surpreendentemente, juntar uma prosa agradável com riqueza de detalhes e correção nos conceitos. Nessa obra, discorre sobre teorias e descobertas da cosmologia que levaram ao que conhecemos hoje sobre a origem e evolução do universo. O físico cearense Cláudio Lenz Cesar diz no prefácio que “esse livro seria uma ótima leitura complementar recomendada por professores do Ensino Médio”. Concordo, mas acrescento que ele pode ser lido com prazer por qualquer pessoa interessada em saber mais sobre as grandes questões da física e da cosmologia no estágio atual.


História da Vida


Edmac Trigueiro –  Editora Novo Século (2015)

Nesse trabalho, o autor aborda o que se sabe sobre a origem da vida na Terra, desde o ser primordial, apelidado de LUCA, até a nossa espécie, o homo sapiens. Diferente das teorias da física e da cosmologia, nesse, Trigueiro informa com propriedade que a única teoria aceita com unanimidade é a Teoria da Evolução de Charles Darwin. O autor diz, no prefácio, que “gostaria que esse livro fosse lido como quem assiste a uma sessão de cinema, em um sábado à tarde”. Posso atestar que essa intenção do autor foi realizada, pois se trata de leitura leve e prazerosa e muito proveitosa por quem busca aumentar seu conhecimento acerca das conquistas da ciência da vida.

 

O peso da luz: Einstein no Ceará


Ana Miranda – Armazém da Cultura (2013)

É uma obra de ficção que trata de um evento científico de grande importância e repercussão, a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein no eclipse solar observado em Sobral em 29 de maio de 1919. Misturando fatos e personagens reais e fictícios, a autora une excelente qualidade literária a um relato fiel e emocionante desse momento.
Podemos classificar este livro como divulgação científica, embora seja uma obra literária de ficção, pois desperta a curiosidade pelos fatos descritos e estimula o desejo de procurar mais informações sobre o tema. E essa é a maior missão de um bom trabalho de divulgação científica.

 

O poder e a peste


Lyra Neto – Edições Fundação Demócrito Rocha (1999)

Também este livro não foi escrito com a intenção de divulgar ciência, pois é uma biografia do cientista-literato baiano-cearense Rodolfo Teófilo que, entre outros feitos, erradicou a varíola no Ceará, inventou a cajuína e ajudou a fundar a Padaria Espiritual. Entretanto, como o livro descreve com detalhes e precisão todo o processo de imunização dessa doença terrível, creio que não é nenhum exagero classificá-lo como divulgação de ciência, além de obra literária de grande nível. Principalmente levando em conta que quase ninguém mais se deu ao trabalho de informar sobre a vida e a obra de nossos cientistas, o que é uma pena.

Descobrindo os tesouros do Cariri


Lana Luiza Maia e Alexandre Sales – Editora Littere (2010)

Literatura infantil também pode ser divulgação científica de qualidade e este livro cumpre esse requisito. Com ilustrações de Diana Medina, o livro conta histórias da geologia e da paleontologia do Cariri, fala sobre os fósseis e convida o leitor a conhecer os vários museus da região. A qualidade do texto e das ilustrações é muito boa. Seria ótimo se trabalhos assim fossem mais frequentes, principalmente aqueles destinados ao público infantojuvenil, como é o caso deste livro.

Autor: José Evangelista de Carvalho Moreira

Coluna Aqui tem ciência – Jornal O Povo

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/colunas/aquitemciencia/2015/06/06/noticiaaquitemciencia,3448636/divulgacao-cientifica-no-ceara.shtml

This entry was posted in Links Interessantes. Bookmark the permalink.

Comments are closed.