Uma das melhores delicias do nosso País, são encontradas no mangue. Estou falando do famoso caranguejo. No mangue podemos encontrar essas espécies: Caranguejo Guaiamu, Caranguejo-uçá, Aratu, Chama-maré. Porém, podemos encontrar outras espécies em rios e oceanos. Geralmente quando os dias estão quentes em que há ameaça de trovoadas e também na semana de lua cheia, eles saem de suas tocas. Eles vivem em tocas no lôdo dos manguezais, cada uma na sua, e brigam pelas melhores tocas. Os grandes, quando estão em vantagem corporal, retiram os menores de suas tocas a força para ocupa-las. Isso ocorre geralmente com as fêmeas, por serem menores. Eles ficam a maioria do tempo nas tocas, saindo apenas para limpar as tocas, comer folhas de mangue e acasalar. Quando saem para acasalar, é o período que os caçadores são permitidos pelo IBAMA para realizar a caça.
O mangue precisa ser cuidado com mais carinho, um lugar desse onde encontramos comidas deliciosas precisa ser tratado com amor, o que nao ocorre infelizmente, aqui no Brasil…
Com certeza, Maikel, com o novo código florestal teremos novas expectativas…
Hum..eu acho que não são apenas “comidas deliciosas”, os mangues são responsáveis por dar guarida e sustentação a diversas formas de vida tanto animal, quanto vegetal do nosso ecossistema, além de regular a temperatura, fornecer nutrientes e gerar oxigênio, e vaaarias outras funções primordiais e essências para o EQUILIBRIO DA VIDA !!! Nossa visão deve deixar de ser egocêntrica e “strictu sensu” e passar a ser mais “latu sensu” e menos mesquinha… não vivemos sós, e tampouco somos donos do planeta, so nos foi concedida a moradia e a obrigação de cuidar dele como se fossemos zeladores..um dia vamos olhar para o lado e so veremos a nos… nada mais… e ai o que vamos ter para comer?!! so dividindo minha visão, minha opinião!!
sergio m. dilelio.